Vou fazer exercício. E agora, o que comer?

O dia amanheceu bonito e você acordou com disposição para mexer o corpo. Que bom! Agora é preciso se lembrar que o alimento é o seu combustível e a qualidade do que você consome irá determinar seu rendimento.

Sabemos que a modalidade escolhida, a intensidade do treino, o sexo, condição física atual e o objetivo do praticante determina a personalização de um cardápio (alô alô nutricionista!), mas aqui discutiremos aspectos gerais para que a sessão de exercícios seja um prazer e não uma dor de cabeça. Vamos lá!

Um dos erros repetidos entre iniciantes ou as pessoas que se exercitam somente nos fins de semana é deixar de comer antes do treino. Muitos acreditam que assim irão emagrecer com maior rapidez, ou mesmo pelo receio de se sentir mal com o “estômago cheio”. Pois saibam que esta atitude vista como inofensiva pode prejudicar o aparecimento dos efeitos físicos da malhação e em alguns casos podem causar mal estar e até mesmo desmaios. E pensando nisso, segue abaixo algumas dicas sobre lanches pré treinos para diferentes objetivos. Vem ver!

Roberta Oliveira - Nutricionista clínica, especialista em suplementação para o desporto e palestrante

Roberta Oliveira – Nutricionista clínica, especialista em suplementação para o desporto e palestrante

Se a vontade é EMAGRECER?

A decisão de emagrecer envolve ações em diferentes frentes. Na alimentação é comum pensar basta comer menos portanto perder mais. Depende é o que eu respondo. Como assim?

Os alimentos são classificados em grupos alimentares e exercem importantes funções para a saúde do nosso corpo. Então, está certo quem consegue encara-lo como muito mais que calorias. É preciso suprir necessidades básicas para emagrecer com qualidade e saúde. Como regra geral é preciso estar bem hidratado e um lanche leve feito entre 2horas a 40minutos antes do exercício moderado é o ideal para você.

Alguns exemplos:

  • 1 iogurte desnatado com um punhado de granola.
  • 1 fruta in natura ou suco natural da fruta sem acréscimo de açúcar e algumas castanhas.
  • 1 porção pequena de açaí.

E quando o objetivo é AUMENTAR A MASSA VUSCULAR?

Se você quer ver seus músculos ganharem forma, é bem provável que já tenha um treino que demande a intensidade necessária e conheça a importância do repouso. Se tratando da alimentação, já comece a se animar, pois as opções são mais fartas.

já que a ideia é exigir muito do corpo e depois recupera-lo, a alimentação deve ser fonte de quantidades suficientes de carboidratos, proteínas, reguladores e gorduras do bem.

Alguns exemplos:

  • 1 Sanduiche com frango desfiado, cenoura e ricota é boa pedida. • 1 omelete de 3 claras e uma gema, recheado de tomate picadinho e farinha de aveia.
  • 1 vitamina com leite magro, frutas e gordura de coco; também pode ser uma opção interessam te para quem prefere beber a refeição.

Para algumas pessoas, o uso de suplementação nutricional é indicado, mas essa é uma prescrição individual pensada nas suas 24hs. Somente um médico ou nutricionista habilitado está apto a prescreve-los. Fique atento!

CONCLUSÃO

Notaram que a alimentação ideal difere de pessoa para pessoa, bem como de seus objetivos. E para não enjoar é sempre bom ser orientado com diferentes opções que se adeguem às necessidades do seu corpo.
Deixo vocês com um alerta definitivo sobre não deixar de comer antes de se exercitar. Nosso corpo funciona por um mecanismo complexo em que os nutrientes são protagonistas em nossa saúde. Ali-mente-se com qualidade e moderação e você certamente vai vivenciar resultados fantásticos.

Deixe um comentário